Hoje em dia, as entrevistas virtuais estão se tornando mais populares, veja alguma dicas para se sair bem!

Domine sua Entrevista Virtual


Domine sua Entrevista Virtual

 

Trecho
Você se candidatou a um ótimo estágio ou emprego e finalmente recebeu um convite para uma entrevista! Você já fez sua pesquisa sobre a empresa para garantir seu sucesso, mas ao fazer sua inscrição, você percebe que a entrevista será virtual. E agora?

 

Conteúdo

Você se candidatou a um ótimo emprego e finalmente recebeu um convite para uma entrevista! Você já fez sua pesquisa sobre a empresa e leu dicas e estratégias para garantir de que vai se dar bem, mas ao fazer sua inscrição, você de repente percebe que a entrevista será virtual. O quanto a entrevista será diferente do que você esperava? O que mais você deve fazer para se preparar?

Hoje em dia, as entrevistas virtuais estão se tornando mais populares, à medida que os empregadores percebem que podem ser mais eficientes na entrevista de candidatos e podem considerar estudantes de um conjunto de universidades mais geograficamente diverso. Felizmente, muito do que você já aprendeu sobre entrevistas presenciais ainda se aplica. Você só precisa de algumas dicas adicionais para poder dominar a entrevista virtual também!

 

Dica 1: Use um Dispositivo Estável
Quando tiver uma entrevista virtual com um empregador, considere usar um laptop ou desktop que esteja sobre uma mesa. Isso garante que sua tela não se mova enquanto você estiver conversando com o empregador. Se você decidir usar seu dispositivo móvel, encontre uma maneira de apoiá-lo para não precisar segurá-lo. Mesmo se você for abençoado com nervos de aço e mãos firmes, um local estável, como uma mesa, sempre fornecerá um vídeo melhor e você se sentirá mais confortável se puder falar livremente sem se preocupar em mover ou derrubar o dispositivo. Qualquer que seja o dispositivo que você escolher, verifique se a câmera funciona, se está conectado a uma fonte de energia ou totalmente carregado, com várias horas de duração da bateria.

 

Dica 2: Verifique sua Conexão de Internet ou Wi-Fi
Para obter a melhor experiência em sua entrevista virtual, você precisará de uma conexão de internet ou Wi-Fi estável e confiável com velocidades de download e upload de pelo menos 2 Mbps para suportar conversas por vídeo. Se você não tiver acesso a uma boa conexão em sua residência, dormitório ou biblioteca, peça sugestões à central de carreiras de sua instituição de ensino. As conexões com fio à Internet geralmente são mais estáveis e confiáveis do que as sem fio.

 

Dica 3: Verifique seu Plano de Fundo e Iluminação
Antes de sua entrevista em vídeo com um empregador começar, verifique o seu ambiente ao redor para garantir que as coisas estejam em ordem. Você não quer se envergonhar ao mostrar itens em segundo plano, como garrafas abertas, materiais controversos ou uma pilha de roupa suja. Alguns poucos minutos antes da entrevista, lembre-se de checar a área rapidamente mais uma vez, caso algo mude. Se você optar por usar um plano de fundo virtual, verifique se é apropriado. Considere também encontrar um lugar tranquilo, onde você possa se concentrar e não ser incomodado por colegas de quarto, familiares ou animais de estimação. Se você não tiver acesso a esse local em sua residência, dormitório ou biblioteca, peça a central de carreiras de sua instituição de ensino para que verifiquem se eles têm salas de conferência, salas de entrevista ou escritórios abertos que possam ser usados. A iluminação também é uma consideração importante. Se houver uma luz brilhante atrás de você, seu rosto não aparecerá bem na câmera. Evite ter janelas ensolaradas diretamente atrás de você, mas tente ter um pouco de luz sobre você, para que o empregador possa vê-lo quando estiver falando. A luz do sol diretamente atrás da tela é outro perigo a ser evitado; você ficará muito melhor durante a entrevista se não estiver constantemente protegendo seus olhos!

 

Dica 4: Desative Notificações
Enquanto você estiver na entrevista, convém concentrar sua atenção na conexão com os empregadores. Para evitar se distrair, considere desativar as notificações de redes sociais, notícias e outros aplicativos. Se você estiver ocupado olhando as notificações de outros aplicativos, poderá perder a oportunidade de conversar por vídeo com o empregador de sua preferência!

 

Dica 5: Vista-se Profissionalmente
Sim, a entrevista é virtual e pode ser tentador vê-la como mais informal. No entanto, ainda é uma entrevista e não é como um bate-papo com amigos. Trajes profissionais o ajudarão a causar uma boa primeira impressão com um empregador. Alguns especialistas aconselham se vestir como se você estivesse participando de uma entrevista presencial; outros dizem que o casual de negócios – camisa ou blusa de botão – é razoável. Tente ficar longe de camisetas com logotipos, roupas rasgadas ou blusas que revelam muito. Do ponto de vista do vídeo, também é bom usar cores sólidas, evitando roupas com muitos padrões, listras ou mantas. Seu objetivo é fazer com que o empregador se concentre em você como pessoa e não se distraia com o que você está vestindo.

 

Dica 6: Tenha seu Currículo em Mãos
Semelhante a uma entrevista presencial, é uma boa ideia ter uma cópia do seu currículo por perto. O empregador pode começar perguntando algo específico em seu currículo e você poderá elaborar sua resposta sem perder nenhum detalhe. Você também pode usar a parte traseira do seu currículo para fazer anotações que podem levar a perguntas ao empregador ou que podem ser referenciadas na sua nota de agradecimento.

Em vários pontos, uma entrevista em vídeo é como uma entrevista presencial. Mantenha contato visual, sorria e tenha confiança. Lembre-se de fazer o acompanhamento. A principal diferença está em poder causar uma boa impressão na câmera. Se você se lembrar de usar as estratégias para entrevistas presenciais, com esses pequenos ajustes, estará no caminho certo para se dar muito bem em sua entrevista virtual!