Exatas: como está o mercado de trabalho e quais as profissões em alta em 2023?

No Ensino Médio, é comum a pergunta: você é de humanas, exatas ou biológicas? Isso acontece porque, apesar de, muitas vezes, o aluno não saber ao certo qual curso de graduação quer fazer, ele já se identifica com uma das grandes áreas do conhecimento.

E, mesmo englobando diferentes tipos de carreira, o perfil do estudante de cada área costuma ter semelhanças.

Neste artigo, vamos tratar especificamente da área de exatas, mostrando as razões pelas quais os profissionais que escolhem esse campo do conhecimento são cada vez mais valorizados no mercado e as carreiras em alta em 2023.

Qual o perfil do profissional de exatas e por que ele é valorizado no mercado?

Enquanto o profissional de humanas se dedica ao estudo do ser humano e das relações sociais e o de biológicas se concentra no estudo dos seres vivos e do meio ambiente, o de exatas se dedica ao cálculo matemático e à lógica.

Assim, as exatas são um campo do conhecimento amplo, ou seja, que engloba uma série de carreiras, como a própria Matemática, Física e Química, mas também as engenharias, profissões de TI, além de Ciências Contábeis, Estatística, Economia, entre outras.

O profissional dessa área é aquele que fica à vontade para fazer contas, ou seja, tem afinidade com números e habilidade de raciocínio lógico. Além disso, são pessoas que, geralmente, também gostam de lidar com tecnologias, como equipamentos, dispositivos, programação e sistemas.

Dessa forma, quem escolhe um curso de exatas acaba se voltando para oferecer soluções práticas e inovadoras para as empresas, seja em engenharia, TI ou até mesmo na área de finanças.

Logo, são profissionais bastante valorizados em um mercado concorrido e marcado pela transformação digital. O Guia Salarial 2023 da consultoria Robert Half comprova isso, mostrando que há oportunidades especialmente nos segmentos de logística, supply chain e compras. A pesquisa destaca ainda as boas perspectivas profissionais em ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) dentro das empresas.

Vale acrescentar que, além da possibilidade de contratação em grandes empresas, os profissionais de exatas têm conhecimento e competências para empreender e também encontram vagas atrativas no setor público.

Quais as profissões em alta em 2023 nessa área?

Como foi mostrado, quem escolhe a área de exatas encontra um mercado aquecido. Nesse contexto, quais são as carreiras que estão mais em alta em 2023? Confira a seguir!

As carreiras de destaque na área da tecnologia são:

  • Desenvolvimento de software;
  • Infraestrutura de TI;
  • Segurança da Informação;
  • Ciências de Dados;

Já na área da Engenharia, segundo a pesquisa da Robert Half que mostramos no tópico anterior, são:

  • Gerente de supply chain;
  • Engenheiro de ESG;
  • Engenheiro de aplicação/vendas;
  • Gerente de projetos;
  • Engenheiro de inovação;
  • Engenheiro de dados.

Pensando em profissões do futuro relacionadas ao campo de exatas, podemos destacar as previsões do festival de inovação South by Southwest (SXSW), que ocorreu em 2022, nos Estados Unidos, e que aponta as seguintes tendências no mercado de trabalho:

  • inteligência artificial, com diversas aplicações, entre elas a melhoria de experiência de compra dos clientes;
  • Internet das Coisas (IoT), com o desenvolvimento de produtos voltados para o uso no dia a dia, seja para tornar a casa inteligente, no monitoramento de saúde, para proporcionar qualidade de vida, entre outras vantagens;
  • metaverso, tecnologia imersiva, que une o real e virtual, e permite a participação de pessoas por meio de seu avatar. É um ambiente com boas perspectivas para a realização de negócios, visando oferecer uma experiência diferenciada e interativa para os clientes em uma realidade paralela;
  • descentralização e blockchain, com o uso cada vez mais amplo de carteiras digitais e NFT (tokens não-fungíveis).

Como ter sucesso em uma carreira de exatas?

Deu para perceber que as chances para ter uma trajetória ascendente no campo das exatas são grandes. Contudo, é preciso ter em mente que o mercado de trabalho é concorrido, por isso vale a pena se preparar para conseguir as melhores vagas. Acompanhe nossas dicas!

Dedique-se à graduação

Saiba que as empresas estão em busca de talentos, por isso você pode sair na frente de outros candidatos quando tem o compromisso de se dedicar aos estudos na universidade. Você terá disciplinas que servirão como base para sua atuação na área escolhida e ainda terá contato com habilidades mais práticas.

Por isso, aproveite ao máximo as aulas, esteja próximo de professores, faça as leituras recomendadas, participe de projetos e eventos. Assim, você se torna um profissional com um bom repertório de conhecimento e mais preparado para os desafios do mercado.

Faça seu plano de carreira

É interessante também traçar um plano de carreira, para que você possa ter um guia na sua trajetória profissional. Reflita sobre os segmentos que quer atuar para que você possa se programar, com a realização de cursos e escolhas que façam sentido para sua carreira.

Ao fazer esse planejamento, você sabe quais matérias optativas são interessantes na graduação e quais são as melhores empresas para tentar o estágio. Com isso, tem clareza sobre quais caminhos seguir e pode alcançar seus objetivos.

Falamos mais sobre a importância do plano de carreira aqui no blog. Confira o post e comece a desenvolver o seu!

Desenvolva habilidades comportamentais

Quando a gente fala das carreiras em exatas, imediatamente lembramos das habilidades técnicas e conhecimento científico, certo? No entanto, para se tornar um profissional mais completo, é essencial desenvolver as habilidades comportamentais, ligadas ao relacionamento interpessoal. Entre elas, podemos destacar:

  • proatividade;
  • adaptabilidade;
  • liderança;
  • trabalho em equipe;
  • inteligência emocional.

Desenvolver estas habilidades vão te deixar preparado para trabalhar em equipes multidisciplinares, enfrentar desafios diversos e pensar em soluções de maneira antecipada, formando um conjunto de competências que vão te tornar um profissional diferenciado.

Seja curioso

A área de exatas, especialmente àquelas relacionadas à tecnologia, são marcadas por inovações. E essas soluções surgem a partir do olhar curioso de profissionais a respeito de equipamentos e sistemas.

Por isso, busque respostas para suas dúvidas, estude bastante, exponha suas ideias e trabalhe de um jeito criativo, ou seja, “pense fora da caixa”, para encontrar soluções e se destacar.

A área das Exatas é formada por um número grande de carreiras e os profissionais que se dedicam, acompanham as tendências e planejam sua trajetória conquistam seu espaço no mercado.

Ficou interessado por esta área e quer conhecer as possibilidades de estudo? Acesse a página da PUC Minas e veja todos os cursos de Graduação e Graduação Tecnológica disponíveis nas modalidades presencial e virtual.

O que achou desta leitura? Quer conferir outros artigos sobre vida profissional? Fique ligado em nosso blog e se inscreva em nossas redes sociais.

Saiba mais:
Ser mulher na área de exatas: representações desenvolvidas no ambiente escolar