Como construir uma rede de contatos poderosa

Networking: 6 dicas para construir sua rede de contatos

Um networking eficiente incentiva negócios, patrocina ideias, colabora para o crescimento profissional. Além disso, é capaz de proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e experiências que podem ser fundamentais tanto na carreira quando em desafios empresariais. 

O homem é um ser social, relacionar-se faz parte da natureza humana. No entanto, nem todo mundo é capaz de usar sua rede de contatos para atingir objetivos pessoais e profissionais. Veja a seguir dicas de como começar a fazer networking e utilizar seus relacionamentos de forma poderosa. 

Comece pelos contatos pessoais e profissionais que você já tem

Em tempos de redes sociais, é fácil ter uma sensação ilusória de proximidade. Em vez de acompanhar virtualmente as fotos de família de antigos amigos e colegas, tente retomar contato. Além de possivelmente se reaproximar de pessoas com quem já teve afinidade, você pode descobrir novos interesses profissionais em comum. 

Invista em encontros presenciais

Quem não é visto não é lembrado. É importante manter suas redes sociais atualizadas, mas não pense que a presença virtual vai substituir os relacionamentos pessoais.

Uma boa indicação é se planejar para periodicamente se encontrar com alguém que você não vê há algum tempo para colocar o papo em dia. Vale utilizar o horário de almoço, a pausa do cafezinho ou um happy hour. Escolha pessoas que te inspiram, que tenham interesses em comum e com quem você tenha afinidade e esteja aberto para ouvir opiniões e experiências que podem agregar em suas próximas decisões.

Frequente locais que incentivam o compartilhamento

Espaços coletivos de trabalho naturalmente instigam o networking e estimulam a troca de experiências. Existem locais de coworking segmentados por área, onde é possível buscar conhecimento sobre mercados e carreiras que são de seu interesse. 

Uma boa forma de se aproximar de ambientes criativos é participar de workshops e eventos que normalmente eles promovem. Informe-se sobre atividades que podem acrescentar experiências em sua carreira e participe ativamente. 

Utilize as redes sociais de forma positiva

Praticamente todas as empresas existentes estão no Linkedin, produzindo conteúdo e comunicando seus valores. Siga os locais que são de seu interesse, encontre pessoas que admira e que o inspiram e procure não só acompanhar, mas também participar de suas publicações. Mesmo que não apareça na rede social a vaga de seus sonhos, com certeza conhecer mais sobre o mercado em que pretende atuar vai aproximar você do próximo passo. 

Nesse ponto, é preciso um pouco de cautela: não seja invasivo demais ou desrespeitoso na aproximação. Lembre-se de que networking é uma via de duas mãos e, se um dos lados não se mostra interessado, o melhor é não insistir no contato. 

O poder das instituições de ensino

Ambientes repletos de cabeças pensantes, que reúnem diversas formas de refletir sobre a mesma área de atuação. As instituições de ensino são espaços fundamentais para a formação de seu network, permitindo e incentivando a troca entre colegas, professores e orientadores. 

É uma excelente oportunidade para se aproximar de pessoas que tenham afinidade com suas ideias e para aproveitar a disponibilidade do corpo docente, buscando aprimorar sua formação e entender as diferentes áreas de atuação. 

Compartilhe sua experiência e alimente sua rede de contatos

Assim como diversas pessoas podem ajudá-lo a dar o próximo passo na carreira, seja com conselho, opinião, indicação ou oferta de emprego, você também pode fazer a diferença para outros. Compartilhe sua experiência, faça-se presente e mantenha-se informado sobre sua área. Assim, você também se torna uma peça imprescindível em sua rede de contatos. 

Networking deve ser tratado como um relacionamento de interesse mútuo, onde existe uma troca em que todos saem ganhando. Ou seja, organize-se para estar presente, esteja disponível quando for requisitado por alguém e não caia na tentação de procurar as pessoas somente quando precisar de algo. 

Você pode construir uma rede de contatos poderosa, que inspira confiança e fortalecimento recíproco. Anote essas dicas e comece já!