Sumário do conteúdo
Utilizar as redes sociais tornou-se parte da rotina de muita gente. No entanto, além de serem plataformas para curtir fotos, vídeos e memes com os amigos, saiba que existe um canal que pode alavancar seu sucesso profissional. Estamos falando do LinkedIn.
Trata-se de uma plataforma bastante dinâmica, em que você pode ter contato com profissionais de diferentes áreas e empresas. Dessa forma, é possível encontrar boas oportunidades, divulgar seu trabalho como freelancer, conseguir uma recolocação e fazer networking.
Mas como utilizar o LinkedIn de uma forma eficiente? Quais as recomendações na hora de criar seu perfil e interagir com as pessoas? Se você busca essas e outras respostas, veio ao lugar certo. Descubra a seguir 6 dicas de como utilizar a rede social profissional da melhor maneira!
Entenda o funcionamento do LinkedIn
Ainda está na dúvida se vale a pena ter uma conta no LinkedIn? Então saiba que a plataforma, lançada em 2003, é considerada a maior rede social profissional do mundo: são mais de 750 milhões de pessoas, de mais de 200 países, que utilizam o canal.
Da mesma forma que as outras redes sociais, para começar a utilizar o LinkedIn você precisa criar uma conta, escolher uma imagem para o seu perfil e preencher as informações solicitadas.
O diferencial do LinkedIn é que é uma mídia formatada para as relações de trabalho, possibilitando fazer conexões profissionais, acompanhar as tendências da sua área e trocar ideias.
A rede social tem ainda um espaço em que as empresas divulgam vagas, o que pode ajudar quem quer ingressar no mercado, trocar de emprego ou pretende buscar uma recolocação.
Acompanhe 6 dicas para usar a rede social
Para aproveitar todas as vantagens do LinkedIn para sua carreira, é preciso seguir algumas dicas, como as que apresentamos abaixo. Confira!
1. Insira informações completas no perfil
Quer aproveitar todo o potencial do LinkedIn? Preencha todas as informações do perfil, como formação acadêmica, experiência profissional (como emprego atual, anteriores e estágios) e competências, tendo o cuidado de sempre atualizar esses dados.
É possível ainda inserir sua localização na rede social e pedir recomendações de colegas, parceiros ou clientes que conhecem seu trabalho. Com tudo isso, fica mais fácil para as pessoas se conectarem com você ou ainda para as empresas identificarem que você é o talento que elas procuram.
Aliás, saiba que, preenchendo todos esses campos, você fica com um currículo online, podendo enviá-lo por e-mail para se candidatar a alguma vaga de emprego ou para apresentar suas informações e habilidades como freelancer para clientes.
2. Tenha atenção com o resumo
Para marcar presença no LinkedIn, tenha atenção com o resumo, pois é por meio desse texto curto que pessoas e empresas podem se interessar em acessar seu perfil e entrar em contato.
Aqui é um relato mais pessoal, porém com uma linguagem formal, destacando sua área de formação, motivações e objetivos de carreira. Não se esqueça ainda do título, pois, além de seu nome e foto, é o título do resumo que aparece quando se realiza uma busca na plataforma.
Aproveite para utilizar no resumo palavras-chave relacionadas ao seu campo de trabalho.
3. Capriche na foto
Além das informações sobre sua carreira e o que você busca no mercado, para destacar seu perfil no LinkedIn, capriche na foto. Tenha em mente que ela precisa refletir a sua imagem profissional, por isso são fotos diferentes daquelas que postamos no nosso perfil do Facebook e Instagram, por exemplo.
E aqui também não combina utilizar avatar, afinal é preciso mostrar quem você realmente é.
Como produzir essa imagem? Uma dica é utilizar roupas e acessórios que você escolheria para uma entrevista de emprego ou para realizar uma reunião com cliente. Além disso, o enquadramento pode ser mais no seu rosto ou a partir do busto.
4. Publique conteúdos periodicamente
Tem gente que cria a conta no LinkedIn, deixa o perfil completo, escolhe uma foto adequada e não faz mais nada. Saiba que é preciso dinamizar esse perfil. Como? Publicando conteúdos com periodicidade.
Você pode falar sobre a sua área profissional, tendências, questões sobre o mercado de trabalho, entre outros assuntos. É possível fazer um post, que são textos mais curtos com alguma imagem, ou até mesmo um artigo, trazendo mais informações sobre um tema, inclusive utilizando mais imagens para tornar a leitura mais chamativa e agradável.
Dessa maneira, você destaca o seu perfil na rede social e ainda pode se tornar autoridade em seu segmento, o que conta pontos para sua reputação profissional.
Além disso, é uma maneira de fazer networking, pois as pessoas podem comentar ou debater sobre o que você escreveu. Assim, além de fomentar a troca de opiniões, os conteúdos podem atrair conexões profissionais, inclusive fora do LinkedIn.
5. Interaja com outras pessoas
Além de criar as postagens, o recomendado é acompanhar o que as outras pessoas estão publicando na plataforma. Entretanto, mais do que apenas observar, o ideal é interagir, curtindo e comentando as postagens. Dessa forma, você apresenta seu ponto de vista e ideias e pode aumentar seu círculo de contatos.
Aproveite ainda para participar das comunidades do LinkedIn de temas correlatos com sua área. É uma forma de ficar por dentro das tendências do seu nicho e também de fazer novas conexões.
6. Personalize sua URL
Por último, vale destacar que muitas empresas e clientes, ao entrar em contato com profissionais, pedem a URL do perfil do LinkedIn para analisar a formação e experiência. No entanto, quando você cria a conta, esse endereço aparece bastante confuso com várias letras e números.
Contudo, dá para personalizar esse link, deixando com o seu nome: é só fazer a edição em seu perfil, tornando a URL mais profissional e otimizada.
Estamos na era digital e, para que você possa fazer novos contatos profissionais, não há como ficar de fora do LinkedIn. Então, coloque em prática as nossas dicas e aproveite as vantagens que a rede social traz para a sua carreira!