Novo prazo para participar da Pesquisa de Empregabilidade IASE 2023!

Atenção, egressos da PUC Minas! O prazo para responder a Pesquisa de Empregabilidade de Egressos foi ampliado. Agora, o formulário ficará aberto até o dia 31 de maio de 2023 e você tem mais tempo para participar!

Se você concluiu sua graduação em qualquer um dos cursos da PUC Minas entre 31 de julho de 2021 e 30 de junho de 2022, você está qualificado para participar e a PUC Carreiras te convida a contribuir com o desenvolvimento da empregabilidade no Brasil.

O objetivo do levantamento, realizado em todo o país pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a Symplicity Brasil, é verificar a situação dos recém-graduados em seu primeiro ano após a formatura.

Com os dados, é possível compreender melhor o cenário atual e as perspectivas de trabalho, promovendo iniciativas em prol da empregabilidade de nossos egressos e sugerindo melhorias em currículos, eventos, ações de divulgação, entre outras.

PESQUISA NACIONAL
O estudo é a base do Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE), relatório que reúne os resultados por instituição e o consolidado nacional, permitindo a análise do contexto de empregabilidade e inserção dos alunos da nossa Universidade no mercado de trabalho em seu primeiro ano de trabalho após a formatura.

Em 2022, a PUC Minas foi uma das 10 instituições que participaram da primeira edição do relatório. Confira os resultados em nossa página especial.

Na ocasião, a Universidade recebeu o Selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade, confirmando o compromisso com o acompanhamento de egressos e a implantação de melhorias nas práticas dos cursos, Institutos e Faculdades.

A expectativa para 2023 é que um número ainda maior de respostas seja coletado, fazendo com que a pesquisa fique mais abrangente e com alto grau de confiança, refletindo o panorama dos egressos da PUC Minas em comparação com os resultados nacionais.

A média salarial apurada entre os respondentes no ano passado foi de R$ 3.800, com cerca de 70% dos alunos atuando em empregos formais ou como autônomos em seu primeiro ano após a conclusão da graduação.

A avaliação agrupa os resultados entre os cursos de graduação presencial e virtual e tecnólogos, bem como os bacharelados e licenciaturas. Outro ponto da pesquisa é a Educação Continuada, que observa quantos alunos estão matriculados em algum curso de pós-graduação.

Novo prazo para participar da Pesquisa de Empregabilidade IASE 2023! - PUC Carreiras - selo empregabilidade 3 1

PARTICIPAR É BEM RÁPIDO E FÁCIL!
Com poucos minutos você contribui com a avaliação que mede a inserção dos alunos no mercado de trabalho em seu primeiro ano após a formatura.

Basta responder o questionário, leva cerca de 5 minutos, e você não será identificado de maneira individual. Posteriormente, os dados coletados serão analisados de forma conjunta, agrupados por curso, idade, situação de trabalho, entre outros filtros.

Se você faz parte do grupo de alunos graduados no período entre 31 de julho de 2021 e 30 de junho de 2022, o formulário está disponível no espaço de Pesquisas do seu perfil, dentro da Plataforma PUC Carreiras. Os egressos selecionados para a pesquisa receberam as instruções por e-mail, junto de um Termo de Consentimento de participação na pesquisa.

O comunicado foi enviado em nome da PUC Carreiras, através do e-mail pucminas@csm.symplicity.com. Caso não tenha recebido a mensagem ou não esteja encontrando-a em sua caixa de entrada ou na caixa de spam, entre em contato com nossa equipe e nós te auxiliaremos na participação.

O período de coleta de respostas vai até 31 de maio de 2023 e a expectativa é que os resultados nacionais sejam publicados pela ABMES no mês de julho.

Se tiver qualquer dúvida ou não tiver encontrado o link em seu e-mail ou na plataforma, entre em contato conosco, pelo Instagram ou através do e-mail carreiras.pesquisa@pucminas.br.

Faz parte deste grupo? Participe! Envie para colegas e amigos e contribua para a construção de um índice confiável de análise da empregabilidade de recém-graduados no Brasil. Contamos com você!