Crescendo na carreira

Planejamento de carreira: a importância de se definir suas metas profissionais

Os caminhos profissionais após o ingresso na universidade tendem a ser, via de regra, os mesmos. Alguns alunos optam por seguir uma vida acadêmica, investindo em bolsas de pesquisa e especializações para posteriormente entrar para o corpo docente de instituições de ensino superior; outros, escolhem começar estágios em empresas em diferentes áreas de sua graduação, até encontrar um nicho onde se sente mais realizado.

É muito comum, no entanto, acontecer algo no meio desse percurso que barra seu crescimento profissional. Afinal, o objetivo deve ser evoluir na carreira, por meio de promoções ou trocando de empresa em busca de novos desafios, certo? Acontece que a falta de planejamento pode fazer com que se percam boas oportunidades, seja por medo de investir em algo aparentemente incerto seja por falta de visão de mercado.

Por que um planejamento de carreira é importante?

Ter sempre em vista suas metas profissionais, por meio de um planejamento de carreira simples e direto, faz com que sua jornada profissional seja mais tangível, por uma série de fatores:

• Faz com que você consiga mais facilmente fazer uma autocrítica de seus pontos fortes e fracos, possibilitando que você desenvolva de forma contínua suas limitações e explore suas habilidades, sejam profissionais ou cognitivas. Isso faz com que você se torne cada vez mais completo em sua área de atuação e desejado pelo mercado de trabalho.
  • Ajuda a identificar boas oportunidades de mudança de carreira; já que você sabe claramente aonde quer chegar, visualizar as etapas do caminho se torna mais fácil.
  • Mantém sob controle o medo de tentar algo novo, seja uma troca de área ou de empresa seja assumir uma função mais desafiadora, numa promoção vertical. Você consegue enxergar o quão preparado está para ocupar a nova vaga, o que ajuda a lidar com emoções negativas que podem atrapalhar o momento.
  • É comum que, em determinado estágio do crescimento profissional, a carreira pareça estagnada, com algumas mudanças laterais de vaga, mas sem efetivamente haver uma promoção. Isso pode acontecer tanto por um problema da empresa, que não tem estratégias para reconhecer seus talentos, quanto por uma falta de desenvolvimento profissional do funcionário, que, apesar de ter o desejo, não possui ainda todas as capacidades esperadas pela organização para assumir desafios maiores.

Nesse sentido, o planejamento de carreira também ajuda, já que, se o problema for institucional, o funcionário pode passar a olhar para o mercado, em busca de uma oportunidade em outras empresas. E, se for uma questão de falta de capacitação,  consegue buscar feedbacks e fazer uma autocrítica para avaliar suas opções de desenvolvimento.

Como fazer um planejamento de carreira?

Em primeiro lugar, mapeie seus objetivos, tanto pessoais quanto profissionais. Escreva em uma planilha ou documento de texto quais suas metas: “abrir uma empresa própria” ou “chegar ao cargo X da empresa”, por exemplo. Nomeie seu arquivo com o propósito principal. E também inclua objetivos pessoais, como “manter livres os finais de semana” ou “ler X livros por ano”.

Agora que você sabe onde quer chegar, crie marcos em cada etapa. Para abrir a empresa, pode precisar primeiro ter experiência na área trabalhando em algum local, investir em especializações e conseguir reunir um montante em dinheiro. Em cada uma dessas definições, liste o que é necessário para atingi-la. Quais especializações? Trabalhar em que empresas e em que vagas? O que é preciso para executar essas tarefas?

Lembre-se de ser realista em seu plano. É claro que planejar é algo incerto, porque muitos fatores podem influenciar cada etapa, mas quanto mais pé no chão for sua esquematização, menores são as chances de erro. Por isso, se você está no seu primeiro estágio, não coloque como objetivo principal “ser CEO da empresa X”, e sim “ser efetivado como analista de Marketing da empresa X” ou “trabalhar efetivado na área de Marketing”. Faz com que seu plano seja mais objetivo e o percurso mais palpável.

Por fim, mantenha esse arquivo sempre à vista, para que ele não se torne apenas um documento esquecido, mas um norteador (sempre em construção) para a sua carreira profissional. Revise sempre sua planilha, aperfeiçoe-a com suas novas experiências e crie novos objetivos conforme for atingindo os anteriores. E nunca esqueça de conciliar seu planejamento de carreira com sua satisfação pessoal.