Como diferenciar seu currículo dos demais

Portfólio criativo

Vale tudo para diferenciar seu currículo dos demais concorrentes na busca pela vaga ideal. Porém, em algumas áreas de atuação, como publicidade, design, arquitetura, fotografia e jornalismo, mais do que as experiências prévias que o candidato adquiriu ao longo da vida profissional, é relevante também apresentar seu portfólio. E fazer isso de forma imaginativa mostra sua capacidade de criar – e também de se divulgar. 

Diferentemente do currículo, onde o aspirante ao emprego apresenta algumas características pessoais, experiências prévias e formação, o portfólio é um apanhado de produções já realizadas. É uma forma de apresentar ao recrutador (ou até mesmo a alguém que procura um profissional autônomo para um projeto específico) sua marca, por meio de um resumo de tudo o que já foi executado profissionalmente.

O portfólio funciona como um complemento do currículo, mas, algumas vezes, é até mais importante do que ele. Para que essa coletânea de trabalhos colabore na busca pela vaga, deve ser organizada, simples e mostrar de forma efetiva seus melhores projetos. Mais importante do que quantidade de coisas feitas, aqui o que vale é a qualidade das entregas. Por exemplo, se você busca atuar como ilustrador, procure não misturar matérias jornalísticas junto aos desenhos. E também não publique tudo o que já criou; escolha os que acredita serem diferenciados e que mostrem o seu potencial.  

Existem diversas ferramentas grátis disponíveis online que podem ajudar no momento de propagandear o portfólio. E não fique preocupado se você ainda não teve a possibilidade de publicar algo oficialmente: trabalhos de faculdade ou até projetos feitos em seu tempo livre também contam para divulgar suas ideias, além de mostrar o quanto está engajado em atuar na área escolhida. 

Selecionamos três sites que ajudam na criação de um portfólio eficiente, mas a gama de opções é inúmera. Pesquise a que melhor se adapta às suas necessidades e mãos à obra!

Behance.net

Este talvez seja a ferramenta mais utilizada do mundo, com mais de um milhão de criativos hospedando seus trabalhos. Trata-se de um produto da Adobe que serve para publicar sites, mas funciona perfeitamente na publicação de porfólios online. O resultado é um layout limpo e responsivo, isto é, cujo layout se adapta a diversos formatos de tela. 

Para publicar seus projetos, basta criar uma conta, clicar no botão “criar um projeto” e seguir os passos indicados, de forma intuitiva. É possível criar pastas por área de atuação, por projeto ou organizá-las como achar mais relevante. 

Carbonmade.com

A partir de templates prontos, é possível criar um portfólio eficaz de imagens e textos. Para vídeos e sons, a ferramenta cobra uma assinatura. É possível incluir informações de contato, experiências profissionais e formação, como um currículo. Tal qual o Behance, o Carbonmade também permite a criação de pastas para organizar melhor seus trabalhos. 

Coroflot.com

Com visual mais simples, o grande diferencial do site é, na verdade, quem o utiliza: empresas como Google, Facebook e Nike buscam talentos de design em suas páginas. Outra característica é poder acompanhar dados de tráfego de visitas e quais são seus trabalhos mais populares.