PUC Carreiras participa do Encontro da Trabalhabilidade Symplicity e XPe 2024

Belo Horizonte sediou o Encontro da Trabalhabilidade Symplicity e XPe 2024, reunindo lideranças universitárias e setores de carreiras na tarde da última quinta-feira, dia 18 de abril, para discutir estratégias de desenvolvimento inovadoras para a área.

Com o tema Employer University: Construindo Caminhos para o Sucesso de Estudantes, o encontro foi organizado pela Symplicity Brasil, líder global em empregabilidade e fornecedora da Plataforma PUC Carreiras, em parceria com a XP Educação.

PUC Carreiras participa do Encontro da Trabalhabilidade Symplicity e XPe 2024 - PUC Carreiras - IMG 7052

Na abertura, Gabriel Custodio, Diretor Nacional da Symplicity Brasil e Francisco Carlos D´Emílio Borges, Diretor Acadêmico da XP Educação, falaram da importância deste tipo de encontro entre instituições de ensino e da troca de experiências na área de carreiras. Foram apresentados dados sobre o cenário nacional da educação superior, fomentando as discussões.

A primeira atividade do encontro foi a Mesa Redonda: Employer University – Adotando o conceito como posicionamento estratégico, com a participação de Carlos Ferrara Jr., Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário São Camilo, a Professora Doutora Evanilde Maria Martins, Diretora da PUC Carreiras, Francisco Carlos D´Emílio Borges, Diretor Acadêmico da XP Educação e Rafael Galvêas, Vice Reitor da UVV – Universidade Vila Velha.

A professora Evanilde Martins apresentou a evolução do trabalho da área de carreiras da PUC Minas, desde o antigo setor da Coordenação de Estágio Integrado, que deu origem à PUC Carreiras, e que segue sendo o responsável pela análise e formalização de todos os estágios e monitorias dos alunos da Universidade.

De forma digital, suportada por modernos sistemas informatizados, as vagas são divulgadas pela Plataforma PUC Carreiras e em redes sociais, e todos os contratos da Universidade são cadastrados na Plataforma APC – Atividades e Práticas Curriculares. O processo é feito de forma online e autônoma, pelo aluno, pelo professor coordenador de estágio e pelo empregador, com o intermédio da PUC Carreiras, analisando e validando as informações inseridas nos termos, garantindo o cumprimento da Lei do Estágio.

Outro tópico abordado na mesa redonda foi disseminação da cultura de carreiras, que conta com diferentes níveis em cada instituição, e é um fator essencial para o engajamento e o sucesso das ações de trabalhabilidade entre os alunos, professores e empregadores.

PUC Carreiras participa do Encontro da Trabalhabilidade Symplicity e XPe 2024 - PUC Carreiras - IMG 7131
A professora Evanilde Martins, Diretora da PUC Carreiras, representou a PUC Minas no evento e apresentou as iniciativas da Universidade na área de trabalhabilidade. Foto: André Correia/PUC Carreiras

A segunda atividade do encontro foi o Debate: Superando os desafios para incorporar o conceito de Employer University, que teve a participação de Aleika Magalhães, Gestora de Carreiras da Newton Paiva, João Rezende, Supervisor de relacionamento com IES do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios e de Jucimara Roesler, Reitora do Centro Universitário Unihorizontes, com mediação de Paulo Antonelli Filho, consultor estratégico da Symplicity Brasil e professor do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas.

De forma bastante participativa e interativa, os debatedores e os presentes puderam compartilhar suas dúvidas, histórias de sucesso e sugerir ações para superar os desafios da implantação de setores de carreira e ações de empregabilidade nas instituições.

Equipe da PUC Carreiras participa do evento

O Encontro da Trabalhabilidade Symplicity e XPe 2024 foi uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos, atualização sobre o mercado de educação e formação de networking.

Parte da equipe da Central da PUC Carreiras participou do evento, obtendo insights que pautarão futuras ações de carreiras com foco nos alunos e egressos da PUC Minas. Estiveram presentes André Correia, Coordenador de Comunicação, Fabiana Silveira, Coordenadora de Desenvolvimento de Carreiras, Flávia Gonçalves, Assistente de Desenvolvimento de Carreiras, Michael Faria, Analista de Qualidade, e Núbia Morais, Coordenadora de Processos.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Crédito das fotos: André Correia/PUC Carreiras

Siga a PUC Carreiras no Instagram e acompanhe todas as notícias em nosso blog.