Sumário do conteúdo
Recrutadores e empresas não precisam mais apenas de profissionais com excelentes habilidades técnicas.
As soft skills, ou habilidades interpessoais em português, têm ganhado espaço no mercado de trabalho e a resiliência é uma dessas habilidades subjetivas importantes para quem quer crescer na carreira.
Principalmente em cenários de crise e transformações, profissionais resilientes se destacam por conseguirem lidar melhor com as mudanças e, assim, ajudar as empresas a prosperarem independentemente da situação.
Continue a leitura para saber melhor o que é a resiliência e como você pode desenvolvê-la!
O que é resiliência?
Resiliência é a capacidade de se adaptar a situações críticas, onde há muita pressão, mudança e desafios.
Pessoas resilientes conseguem encarar esses momentos de uma maneira mais tranquila e propor soluções com agilidade, gerenciando bem as oportunidades e demandas.
Pensando neste contexto de pandemia e profunda transformação do mercado de trabalho e da nossa sociedade, dá para imaginar como é importante ter resiliência no trabalho para lidar com tantas mudanças, não é?
Mas não é apenas nesses momentos mais conturbados que a resiliência é positiva.
No dia a dia, principalmente no âmbito profissional, enfrentamos muito desafios, mudanças geradas pelas inovações e pressão por produtividade, entrega e eficiência.
Sem resiliência, é mais difícil acompanhar essas transições e cobranças sem prejudicar não apenas os resultados da empresa, mas também a própria saúde mental e desempenho profissional.
Por que é importante desenvolver essa soft skill?
A resiliência é uma soft skill fundamental para quem deseja se destacar em processos seletivos e também em sua trajetória profissional de forma geral.
Recrutadores têm prestado cada vez mais atenção nessa e em outras habilidades subjetivas, pois já reconheceram a importância das soft skills para os acelerar resultados e acompanhar a digitalização e inovação do mercado.
Ao recrutar, as empresas querem encontrar profissionais que conseguirão não apenas se adaptar às transformações inerentes ao crescimento do negócio, mas também contribuir para que essas mudanças sejam enfrentadas da melhor maneira possível.
Além disso, querem profissionais que tenham inteligência emocional para suportar situações adversas e gerenciar o estresse sem se deixar prejudicar pela pressão no ambiente profissional.
E na vida pessoal a resiliência também tem um papel importante. Pessoas resilientes são mais flexíveis em seus relacionamentos e conseguem manejar melhor os desafios e desencontros inerentes à vida humana.
Se você já está no mercado de trabalho ou está se preparando para buscar a sua primeira oportunidade, sabe que terá que encarar muitos desafios para crescer na carreira, ganhar experiência e se desenvolver, certo?
Portanto, desenvolva a sua resiliência para transitar por tudo isso de forma menos turbulenta, mais saudável e, consequentemente, mais produtiva.
Como desenvolver a resiliência?
Mas como a resiliência pode ser desenvolvida? Eu não teria que já ter desenvolvido essa habilidade até agora?
Pode ser que você esteja se fazendo essas e outras perguntas relacionadas. Mas não se preocupe! A resiliência pode, sim, ser aprendida e desenvolvida em qualquer momento da vida.
Ao contrário das competências técnicas — também chamadas de hard skills —, que são aprendidas em cursos e atividades práticas, as soft skills são comportamentais e sociais.
Essas habilidades são desenvolvidas durante toda a trajetória das pessoas, de acordo com seus contextos culturais e sociais, experiências, educação, vivências familiares etc.
Realmente, isso faz com que seja mais difícil desenvolvê-las na vida adulta, mas não impossível.
O primeiro passo pode ser o mais desafiador, mas compensa investir nele: autoconhecimento.
Você terá que analisar, por exemplo:
- como encara as situações desafiadoras e transformações;
- quais são os seus pontos fortes e fracos nessa área;
- quais são os seus principais pensamentos negativos e como direcioná-los melhor;
- o que pode contribuir para substituir esses pensamentos por ideias mais positivas e resilientes.
Verifique também quais situações desafiadoras você já enfrentou ao longo da vida e como lidou com cada uma delas. Isso vai ajudar a identificar seus padrões e analisar onde você pode se desenvolver.
Depois, é importante começar a fortalecer a sua autoconfiança, buscar mais equilíbrio emocional e otimismo. Ou seja, é hora de correr atrás da sua resiliência e de experiências que farão você ampliar essa habilidade.
Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e a criatividade também pode contribuir bastante. Assim, você enfrentará desafios em que terá que se expor, aprender com outras pessoas e usar seus recursos pessoais para resolver problemas e propor coisas novas.
Tudo isso é fundamental para quem quer se tornar mais resiliente e se preparar para os desafios do mercado de trabalho atual e, principalmente, do futuro.
Quais outras soft skills são importantes para a carreira?
Desenvolver a resiliência é fundamental, mas não pare por aí!
Muitas outras soft skills são importantes para a sua carreira e podem ser o seu diferencial em um processo seletivo ou na hora de conseguir aquela tão desejada promoção.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, além da resiliência, essas são algumas das habilidades interpessoais mais importantes para o mercado de trabalho nos próximos anos:
- pensamento analítico e inovação;
- resolução de problemas;
- aprendizagem ativa;
- pensamento crítico;
- criatividade;
- liderança.
Outras habilidades, como uso de tecnologia, foco no cliente e experiência do usuário também estão na lista.
Acompanhar essas tendências é importante para saber o que você precisa desenvolver e quais pontos fortes já pode começar a usar a seu favor nas próximas entrevistas e processos seletivos.
Quer acompanhar o mercado de trabalho e ter acesso a conteúdos que vão impulsionar a sua carreira? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog no seu e-mail!