Sumário do conteúdo
Você sabia que a demanda por profissionais com a habilidade de resolução de problemas complexos é crescente? E isso se justifica pelas rápidas transformações que a tecnologia trouxe para diversas áreas profissionais e para a sociedade de modo geral.
Essa é uma das soft skills, aquelas competências relacionadas a aspectos interpessoais que está sendo cada vez mais valorizada pelas empresas. Então, quem quer se preparar para o mercado atual e futuro precisa desenvolver a habilidade de lidar com cenários incertos e saber como se adaptar às transformações.
Tem interesse em saber mais sobre essa capacidade? Descubra o que significa resolver problemas complexos e como desenvolver essa soft skill para se destacar no mercado!
Em que consiste a habilidade de resolução de problemas complexos?
Quando o assunto é resolução de problemas complexos estamos falando em lidar com situações nas quais as soluções que se conhecem atualmente não se aplicam. É preciso, portanto, “pensar fora da caixa” para se chegar a novas possibilidades de respostas.
Dessa maneira, é uma competência que leva as pessoas a adotarem uma nova postura diante das situações. Para isso, elas precisam aprimorar sua capacidade de percepção para formular estratégias criativas e efetivas para os novos cenários que vêm surgindo.
Logo, a soft skill relacionada a resolver problemas complexos ganha cada vez mais destaque, sendo considerada uma das habilidades do futuro do trabalho segundo o relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial. E isso ocorre devido a todas as transformações pelas quais o mundo e a sociedade vivem na era digital.
Não é à toa que as empresas buscam formar equipes com pessoas que tenham essa competência. Com isso, podem se destacar da concorrência, melhorando processos ou ainda desenvolvendo produtos e serviços que atendam às novas exigências do público.
Aliás, muitas vezes, mostra talento quem identifica primeiro que há um problema, como uma necessidade específica de um grupo de consumidores que não é atendida por nenhuma empresa até então.
Como desenvolver essa soft skill?
A resolução de problemas complexos envolve se valer de métodos e estratégias para buscar soluções diferentes das tradicionais. Afinal, o que era válido no passado para lidar com uma situação pode não se encaixar hoje, concorda?
Então, se você quer alavancar sua carreira e se preparar para as demandas do futuro do trabalho, precisa priorizar o desenvolvimento de habilidades pessoais como essa. Mas o que fazer? Veja as dicas abaixo!
Utilize a visão periférica e sistêmica
Saiba que as respostas não vêm fácil à nossa mente, afinal, tratam-se de problemas complexos. Por isso, é preciso ampliar o modo como você observa e analisa a situação. A primeira dica é começar a utilizar a visão periférica para lidar com os cenários, buscando enxergar além daquilo que está na sua frente.
Aprenda também a usar a visão sistêmica: verifique quais fatores podem estar correlacionados ao problema e que podem contribuir para uma possível solução.
Trabalhe em equipe
Além de ampliar seu olhar para resolver um problema, um ponto fundamental é valorizar o trabalho em equipe. Como dissemos, as respostas não estão prontas, por isso a colaboração de mais pessoas será um diferencial.
O ideal é reunir pessoas de áreas diferentes e até com idades, experiências e histórias de vida variadas. Assim, você consegue ter uma discussão mais rica, que estimula a criatividade e ainda propicia a troca de conhecimento e de pontos de vista (o que é valioso, inclusive, para outros problemas que você precise resolver em outro momento).
No entanto, para trabalhar de modo colaborativo obtendo bons resultados, é preciso saber ouvir as pessoas e ter flexibilidade para aceitar ideias diferentes da sua.
Exponha suas ideias
Como você viu, compartilhar ideias é um exercício importante para desenvolver essa soft skill. Por isso, não tenha medo de expor o que você pensa à equipe. Muitas vezes, profissionais ficam com vergonha de falar algo sem sentido, contudo pode ser o que faltava para que outra pessoa tenha um insight para chegar à resolução do problema complexo.
Saia da sua zona de conforto
Para exercitar a capacidade de lidar com cenários mais complexos, o importante é sair da sua zona de conforto. Então, que tal se candidatar para projetos mais desafiadores?
Muitas pessoas, com receio de não se sair bem em trabalhos mais difíceis, acabam não se expondo a essas situações. Em alguns casos, isso funciona até mesmo uma autossabotagem. Porém, observe isso como uma oportunidade para desenvolver o pensamento crítico e analítico, expor suas ideias e, dessa forma, melhorar essa soft skill.
Seja persistente e resiliente
Para treinar a habilidade de resolver problemas mais difíceis é preciso exercitar outras duas soft skills: a persistência e a resiliência.
A primeira diz respeito a não desistir mesmo que pareça que a solução está distante. Acredite no seu potencial, faça pesquisas e converse com outras pessoas. Outra recomendação é ser resiliente para aguentar a pressão comum da vida profissional.
Desse modo, você pode se concentrar no problema a ser solucionado sem se abater com as tensões e cobranças. Com a resiliência, você demonstra também uma atitude positiva, motivando seu time a pensar de forma inovadora.
Não pare de estudar
Por último, diante das novas tecnologias e cenários que transformam a vida em sociedade, exigindo que as empresas se adaptem e inovem, a dica é buscar conhecimento de forma constante.
Cursos formais são sempre bem-vindos, mas estamos falando também de ler conteúdos da sua área, participar de fóruns de discussão, se inscrever em eventos e conversar com profissionais.
Ao se abrir para o conhecimento (que não precisa ser restrito ao seu campo de atuação), você se mantém atualizado e amplia sua visão de mundo. Dessa maneira, consegue enxergar novos caminhos e ter mais criatividade na hora de resolver problemas complexos.
Desenvolva a capacidade voltada para a resolução de problemas complexos e seja o talento que o mercado procura, independentemente da sua área. O mundo mudou e é preciso ter o foco em como achar as melhores respostas para lidar com os cenários em transformação.