Apresentar uma ideia ou um negócio pode ser desafiador, principalmente se você ainda não tem experiência com isso. Por isso, saber criar um pitch interessante e conciso é fundamental.

Saiba a importância de ter um pitch para vender a sua ideia

Ao ter um discurso pronto, você terá mais segurança ao falar e muito mais preparo para responder eventuais questionamentos e dúvidas.

Saiba mais sobre essa técnica para entender o que precisa considerar ao elaborar uma apresentação de sucesso!

O que é pitch?

Pitch é a apresentação de uma ideia de forma objetiva e, ao mesmo tempo, completa. Ele também é chamado de “discurso de elevador” por ser uma mensagem curta, contendo apenas o que é essencial para que possíveis investidores, parceiros e clientes compreendam melhor a oportunidade apresentada.

Pense na seguinte situação: você encontra uma pessoa com potencial para investir no seu negócio no elevador da empresa e precisa falar sobre a oportunidade de forma atrativa e convincente. Não dá para demorar muito, nem enrolar com informações que não essenciais, não é mesmo?

Mantenha essa situação em mente ao elaborar o seu pitch para garantir a objetividade e ter sucesso nas suas apresentações!

Quando e como pode ser usado?

O pitch pode ser usado em situações diversas, desde que o objetivo seja apresentar algo, como uma ideia inovadora para a empresa, um novo negócio para investidores ou um produto para potenciais clientes.

Independentemente da finalidade, se você precisa convencer alguém que a oportunidade que você está apresentando é vantajosa, ter um pitch interessante pode ser a salvação da sua ideia.

Por que é importante ter um pitch na ponta da língua?

Ter um resumo da sua ideia na ponta da língua ajuda a evitar o desperdício de oportunidades. Principalmente no mercado de trabalho atual, onde as transformações acontecem em uma velocidade muito alta, não dá para perder tempo quando a chance ideal bater à porta, certo?

Criar um pitch e se preparar para apresentá-lo a qualquer momento ajuda você a ter segurança para, assim que precisar, resumir o seu negócio de forma impactante e sem deixar nenhuma informação importante de fora.

Lembre-se de que, na maioria das vezes, esse é o primeiro contato das pessoas com o seu modelo de negócio, então não dá para fazer de qualquer jeito.

Quais oportunidades perdemos se não tivermos um discurso preparado?

Sabe quando você acaba de apresentar algo e lembra que esqueceu de um detalhe importante ou que poderia ter enfatizado melhor algum ponto específico? Ao ter um discurso preparado, você evita que isso aconteça.

Vamos supor que você participe de um processo para um programa de aceleração, mas, sem um pitch, se perca ao longo da apresentação. Além de demonstrar despreparo para a banca, você corre o risco de não conseguir mostrar o potencial da sua ideia e transmitir confiança para que as pessoas apostem no seu negócio.

No caso de uma conversa com um potencial cliente, um pitch de vendas ajuda a direcionar a conversa, destacar as vantagens que ele terá ao assinar o contrato e adquirir o que você está oferecendo.

E o pitch pode ser útil até mesmo para o seu crescimento na empresa em que trabalha. Vamos supor que você tenha uma ideia inovadora e não vê a hora de apresentar para a sua liderança.

Numa conversa com o seu chefe ou em uma reunião de time, surge a oportunidade perfeita para opinar e influenciar a tomada de decisão. Ao ter o seu pitch na ponta da língua, você só precisa apresentá-lo, sem ter que se preocupar em construir a ideia sob pressão e com tempo limitado.

Agora que você já sabe a importância de ter um pitch, não deixe de elaborar o seu e treinar bastante para saber como apresentá-lo assim que a oportunidade surgir.