Sumário do conteúdo
Salário e satisfação profissional: entenda o que deve ser priorizado
Em um cenário ideal, o salário e a satisfação profissional andam juntos, no entanto, na vida real, nem sempre eles estão em equilíbrio.
É comum ter ofertas de trabalho que possuem o salário dos sonhos, enquanto a rotina profissional não atende às expectativas ou é extremamente exaustiva. Por outro lado, tem oferta de trabalho que está de acordo com seus interesses, mas pode vir acompanhada de um salário abaixo do esperado.
Esse é um impasse que acontece com frequência, principalmente quando estamos em busca do primeiro emprego e nossa prioridade é planejar a carreira profissional.
Mas como se livrar desse impasse? Como decidir entre salário e satisfação profissional, de uma maneira que não comprometa sua carreira e nem a sua motivação? Veja o conteúdo que separamos para você e tire todas as suas dúvidas!
Encontre sua motivação
O primeiro passo para encontrar o trabalho que faz mais sentido para você e seus valores é buscar aquilo que te move. O mercado de trabalho mudou, as pessoas mudaram e, antes, o que fazia sentido para as gerações passadas, já não faz mais para as gerações Y e Z.
Antigamente, o sucesso estava atrelado ao dinheiro, e o salário ocupava o lugar de destaque na escolha profissional. No entanto, hoje, além da remuneração, as pessoas buscam qualidade de vida, afinal, o trabalho, além de fonte de renda, é aquele que move, gera engajamento e traz satisfação.
Para isso, descubra o que te faz feliz, conheça a sua vocação, leia sobre diferentes mercados, estude diferentes carreiras. Se necessário, busque ajuda profissional — psicólogos especialistas em orientação de carreira são uma solução.
Converse para conhecer
A palavra de ordem neste momento é: conhecimento. Sendo assim, não há limites para se aprofundar sobre o mercado de trabalho, estudar quais são as profissões do futuro, pesquisar sobre os profissionais mais valorizados, entre outros.
Além disso, algo muito importante é o diálogo. Portanto, converse com profissionais das áreas que você tem interesse, afinal, uma visão de quem está de dentro do mercado é um fator importante para o seu planejamento de carreira.
Ao identificar suas áreas de interesse, procure pessoas que atuam no ramo e em diferentes níveis. Faça perguntas como carga horária, possibilidade de crescimento da carreira, rotina de trabalho do profissional. Tire suas dúvidas, e confirme se esse emprego atende a sua satisfação profissional.
Conhecer a realidade evita a romantização da carreira e, sobretudo, impede a decepção, pois quando está em posse de um maior número de informações possível, a decisão fica mais certeira.
A importância da estabilidade financeira
Por mais que alguns conceitos e perspectivas tenham mudado em relação a gerações anteriores, o financeiro possui, sim, um impacto importante na escolha, pois as contas não se pagam sozinhas.
Ao ignorar o financeiro, um profissional pode ter sérios problemas futuros, o que poderá ocasionar em:
- estresse devido à impossibilidade de pagar as contas básicas;
- falta de motivação profissional;
- endividamento por ter que pegar valores emprestados;
- ansiedade por estar sempre em risco de uma demissão, caso o profissional deixe de lado a estabilidade.
Portanto, atrele a sua construção profissional ao seu planejamento financeiro. Busque algo que faz bem para você, mas não se esqueça que você, como profissional, merece ser valorizado. O ideal é analisar todos os cenários e fazer uma escolha que melhor atenda a sua estabilidade financeira a longo prazo.