Essa é uma forma de reconhecer demandas, evitar prejuízos e cultivar o bem-estar. Existem vários tipos de questionários, sendo preciso escolher o mais adequado. Venha saber mais!

Veja porque fazer pesquisa de satisfação com os colaboradores

A pesquisa de satisfação existe para auxiliar a empresa com as práticas internas. Ela ajuda a construir uma boa relação com os funcionários, identificando suas necessidades e motivações. Assim, é possível criar condições mais adequadas de trabalho, promovendo o melhor desempenho da equipe ou da organização como um todo.

Trata-se de um recurso cada vez mais reconhecido. Você pode utilizá-lo para investigar um problema, como alta rotatividade, por exemplo. Além disso, é indicado fazer uma pesquisa periodicamente mesmo que não haja nada aparente. Essa é uma forma de reconhecer demandas, evitar prejuízos e cultivar o bem-estar. Existem vários tipos de questionários, sendo preciso escolher o mais adequado.

Bom, agora que já apresentamos o básico, vamos comentar alguns benefícios dessa pesquisa. Continue lendo e saiba mais!

Redução de turnover

Se os níveis de turnover estão altos, é preciso investigar. Talvez o problema esteja dentro da empresa, no ambiente, no clima organizacional ou nas demais condições oferecidas. Para encontrar as respostas, nada melhor que consultar os funcionários, certo? A pesquisa é um recurso eficiente para isso.

O sigilo passa segurança para os colaboradores, deixando-os confortáveis para serem sinceros. É possível descobrir o que gera incômodos e, então, planejar soluções. Contudo, a pesquisa não serve somente para quando os níveis subirem: se realizada periodicamente, ela permite evitar problemas ou contorná-los antes de serem notáveis.

Aumento da motivação

O que os funcionários desejam? O que os motiva em seu trabalho? Quais são seus objetivos profissionais? A pesquisa pode ajudar a saber mais de tudo isso. Talvez você descubra algo a ser trabalhado, por exemplo, para tornar os planos de carreira mais alinhados às aspirações que forem mencionadas.

O questionário pode ser de múltipla escolha, mas considere deixar espaços abertos, para escrever livremente. Com os resultados, será possível planejar melhorias e adaptações, que favoreçam a motivação e a satisfação no trabalho.

Maior retenção de talentos e produtividade

Tudo está interligado: a pesquisa permite aumentar a motivação, construir um bom ambiente e, assim, reter os talentos, que estarão mais satisfeitos. Basicamente, ela ajuda a melhorar as condições de trabalho e valorizar os funcionários. Altas taxas de rotatividade levam a prejuízos financeiros, uma reputação ruim e um trabalho menos fluido. Assim, evitar que os talentos saiam rápido do negócio é uma forma de não ter prejuízos e ganhar em produtividade.

Melhora da qualidade de vida e do clima organizacional

O bem-estar no trabalho dos funcionários, suas necessidades e os impactos do ambiente são bons pontos para a pesquisa. Sempre vale a pena abordá-los, seja quando há um problema ou em uma aplicação periódica. Não basta oferecer um bom andamento na carreira, é preciso cuidar da saúde e da qualidade de vida no emprego. Para isso, é necessário entender como andam as condições físicas e emocionais na empresa.

Os funcionários se sentem bem com a gestão? Como anda o clima entre eles? Há problemas como sobrecarga e altos níveis de estresse? O trabalho se estende, tendo que ser levado para casa, ou atrapalha a vida pessoal? Como as pessoas se sentem no geral? Dar atenção a isso promove um bom clima organizacional e todas as vantagens acima.

Todos esses benefícios tornam a empresa mais eficaz, ajudando no seu crescimento e posicionamento. Sem a pesquisa de satisfação, há o risco de diferentes danos e prejuízos. Para realizá-la, são necessários alguns cuidados, como escolher um formato e definir os assuntos que serão abordados. Lembre-se: esses pontos podem variar, mas sempre é importante planejar bem.