Você está pronto para “abraçar” as mudanças na sua carreira?

Mudanças podem ser, em um primeiro momento, incômodas nas nossas vidas, afinal exigem adaptação e nos tiram da zona de conforto. Mas isso não significa que são ruins, certo? E, quando a gente fala em situações novas na carreira, saiba que as consequências podem ser benéficas para você.

Apesar disso, muitos profissionais ainda não entendem a importância de “abraçar” e “celebrar” a mudança quando ela acontece no trabalho. Isso porque ter que lidar com o desconhecido pode trazer insegurança e incertezas.

Neste artigo, vamos mostrar como as mudanças podem ter um papel importante na sua carreira e ainda como você pode ser o protagonista desse processo. Acompanhe!

Como as mudanças podem ser relevantes na sua carreira?

Entender a relevância que novos cenários podem ter na sua trajetória profissional, celebrando as mudanças, é uma característica que vai ajudar no seu crescimento de carreira. Entenda melhor abaixo!

Saber trabalhar com improvisos

Os motivos para que tenhamos que trabalhar em uma circunstância diferente daquela a que estamos habituados podem ser os mais variados. Você pode, por exemplo, ter começado em um novo emprego e ter que se acostumar com uma nova equipe e processos.

No entanto, há situações em que não se trata de mudanças tão grandes assim. Por exemplo: o cliente ou gestor pode pedir uma alteração de última hora no projeto que você está executando e, com isso, sua equipe precisa ser ágil e tomar decisões rápidas no improviso.

É uma experiência em que você precisa ter inteligência emocional, trabalhar de forma cooperativa e fazer a gestão do tempo para que tudo dê certo. Ou seja, apesar da correria, a situação ajuda no desenvolvimento de competências socioemocionais.

Aceitar que é preciso modificar o que planejou

Aproveitando o exemplo anterior, as mudanças podem afetar em cheio um trabalho ao qual você se dedicou.

Desse modo, quando é preciso reestruturá-lo é necessário ter resiliência para lidar com a frustração, humildade para saber quais são os pontos que precisam ser corrigidos ou aprimorados e a mente aberta para as opiniões e sugestões alheias.

Ficar de olho nas tendências

Saber que o mercado de trabalho é dinâmico e que, para se destacar, é importante acompanhar essas atualizações, vai fazer você ficar de olho nas tendências da sua área. Assim, você entende a necessidade de se capacitar e está mais preparado para trazer insights para a empresa, mostrando como ela pode sair na frente das concorrentes.

Enfrentar desafios

Quando você abraça a mudança na carreira, se abre para enfrentar desafios, ou seja, consegue sair da sua zona de conforto. Logo, pode concorrer a uma vaga em que terá atribuições diferentes daquelas que realiza hoje, mesmo que seja em outra cidade, ou quem sabe, até em outro país.

Ao estar disposto para lidar com novas circunstâncias, você fica disponível para aceitar novos projetos, liderar pessoas e pode, inclusive, dar o primeiro passo para empreender. Tudo isso porque enxerga a mudança como algo positivo na sua vida.

Ganhar um novo propósito na carreira

Por último, você pode ser aquele que celebra a mudança, pois ela pode tirar você de um momento de vida em que não sente realização pessoal ou profissional. Aqui os exemplos podem ser os mais diversos, como:

  • Passar a trabalhar em home office e conseguir mais tempo para ficar perto da família (e pets);
  • encontrar em um novo emprego um cargo que realmente explora suas potencialidades;
  • ser valorizado no ambiente de trabalho;
  • trabalhar com algo em que você enxerga um propósito maior, como proporcionar satisfação para as pessoas ou cuidar do meio ambiente;
  • ter a sua própria empresa, colocando uma ideia no mercado que você planejava há tempos.

Fazer um novo curso, pós ou atualização

Uma atitude que pode dar um fôlego para a carreira é a busca por um curso de atualização, uma pós-graduação ou até mesmo um novo curso em área diferente da atual.

Seja para ampliar os conhecimentos em suas atividades atuais ou para buscar uma nova posição, estudar é algo que sempre valoriza o currículo e enriquece as competências. Inclusive, já falamos disso aqui no blog em outras ocasiões, como no conceito de lifelong learning.

Uma tendência é a prática de estudos de maneira virtual, através do ensino a distância. Este formato tem crescido bastante nos últimos anos, e a PUC Minas lança, frequentemente, novos cursos EAD, compostos por projetos práticos e ciclos de aprendizagem que estão atualizados aos desafios contemporâneos.

A PUC Minas Virtual lançou recentemente duas novas opções de tecnólogos: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar.

Na área de Gestão Ambiental, se transforme em um profissional apto para trabalhar a favor de um mundo mais sustentável, visando o bem social, econômico e ambiental de todos.

A Gestão Hospitalar oferece ao aluno a oportunidade de adquirir competências técnicas e humanísticas que prezem pela gestão da qualidade em saúde.

Para saber mais sobre todos os cursos oferecidos pela PUC Minas Virtual, acesse o site http://pucminas.br/virtual

Como você pode ser o “gerador” de mudanças no seu trabalho?

Ao pensar na palavra mudanças, principalmente no trabalho, é comum relacionarmos a algo que simplesmente aconteceu e que não existe outro jeito a não ser se adaptar, concorda?

Mas e se enxergarmos sob uma outra perspectiva? E se você for o gerador de mudanças no seu trabalho? Veja abaixo como isso é possível!

Implemente novas ideias

Suas novas ideias podem gerar mudanças benéficas para a empresa e para os profissionais. Você pode trazer soluções para produtos e serviços, melhorando os resultados do negócio, mas também pode ser o protagonista de mudanças mais simples, mas que terão um impacto importante.

Imagine trazer ideias para melhorar o clima organizacional? Isso vai gerar melhor qualidade de vida para as equipes e aumentará a produtividade. Você também pode trazer soluções para atividades do dia a dia, como o atendimento ao público, melhorando a satisfação dos clientes.

Descubra que é hora de seguir um novo rumo

Você pode ser o gerador de mudança na sua carreira ao entender que é hora de mudar a trajetória, seja buscando um novo emprego ou uma nova área para trabalhar. Ter essa visão vai trazer ganhos para sua saúde mental e bem-estar.

Nesse aspecto, entra a importância de se autoconhecer e ter autoconfiança para sair da sua posição atual em busca do que realmente vai fazer você feliz no trabalho. Não é um caminho fácil, pois é preciso planejamento e novos aprendizados, mas os resultados, certamente, valerão a pena.

Tenha uma atitude positiva

Saiba ainda que você pode se destacar por ser o profissional que acredita nos novos passos da empresa, adotando uma postura positiva frente às mudanças que estão sendo implementadas e dando o melhor para que elas tragam bons resultados.

Além de ser uma atitude bem-vista pelos gestores, você vai motivar e inspirar as pessoas da equipe, ou seja, possibilitar que mais pessoas “abracem” a mudança.

Viu só como é importante participar das mudanças no trabalho e, dependendo do contexto, celebrá-las? São momentos que podem ajudar no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e ainda levar você a um novo patamar na sua carreira!

Fique por dentro de outros artigos que vão ajudar no crescimento profissional: confira a seção Carreira e Empregabilidade em nosso blog e esteja mais preparado para o que o mercado de trabalho espera de você!

Referência:
A carreira profissional e seus movimentos: revendo conceitos e formas de gestão em tempos de mudanças