6 dicas para te ajudar a alcançar o bem-estar nas atividades acadêmicas e profissionais

Estamos sempre correndo e querendo mostrar resultados, concorda? Seja no dia a dia de estudos da graduação, seja na rotina de trabalho, é comum ficarmos apreensivos com o volume de atividades, prazos para cumprir ou outras demandas. Porém, em meio a isso tudo, como fica o seu bem-estar?

Muita gente não pensa nesse aspecto, afinal os estudos e carreira devem vir em primeiro lugar. A ideia é sim priorizar seu futuro profissional, mas essa trajetória não precisa, necessariamente, ser associada a momentos de estresse. É claro que os desafios vão surgir e gerar tensão, mas isso não deve ser algo constante na sua jornada.

Quer saber por que priorizar o bem-estar nos estudos e no trabalho e como fazer isso? Confira nosso artigo e descubra 6 dicas para ter uma rotina mais tranquila e viver melhor!

Por que criar uma rotina de estudos e trabalhos pensada no seu bem-estar?

Quando estamos na universidade, o nosso dia a dia gira em torno das aulas, provas, atividades acadêmicas, estágios, entre outros compromissos. É realmente um momento importante nas nossas vidas, que exige esforço e dedicação. Contudo, é preciso ter em mente que essa vivência precisa ser saudável.

O mesmo vale para a rotina de trabalho: apesar de todas as cobranças e atividades, o indivíduo deve colocar sua saúde em primeiro lugar, ou seja, ter bem-estar no ambiente profissional.

Tudo isso é importante para que você possa ter uma boa produtividade, trabalhar com prazer e motivação e, com isso, não ter prejuízos para sua saúde física e mental. Desse modo, você pode realizar seus afazeres com leveza e ainda consegue transpor os obstáculos com mais facilidade, pois tem a mente tranquila para pensar nas melhores soluções.

Então, como ter qualidade de vida durante sua trajetória acadêmica ou na rotina de trabalho? Coloque em prática as 6 dicas abaixo!

6 dicas para alcançar o bem-estar nas atividades acadêmicas e profissionais

1.      Tenha um bom relacionamento interpessoal

Vivemos cercado de pessoas, certo? Então, o primeiro ponto a ter atenção é cultivar um bom relacionamento interpessoal com colegas, professores, gestores e até clientes. Para isso, a dica é desenvolver a inteligência emocional para que você possa entender melhor não apenas suas emoções, mas também as emoções das outras pessoas.

Dessa maneira, consegue se controlar antes de dar uma resposta mais ríspida que poderia abalar o relacionamento ou sua reputação, pois aprende a controlar seus impulsos.

Outro aspecto é ter empatia, sabendo se colocar no lugar do outro e tendo uma compreensão mais aprofundada das suas queixas e necessidades.

Com essas atitudes, você contribui para a harmonia no ambiente organizacional e acadêmico, evitando desentendimentos e conflitos e melhorando a cooperação, ou seja, colhendo bons resultados nos trabalhos em equipe.

2.      Organize suas atividades

Falamos em como se relacionar com as pessoas, mas só isso não é suficiente. O bem-estar está ligado também ao modo como você organiza seus afazeres.

Muitas pessoas se atrapalham diante do grande volume de tarefas ou de prazos curtos, mas é essencial aprender a fazer a gestão do tempo para não ficar angustiado por não conseguir entregar um trabalho na data correta.

O recomendado é listar todos as suas atividades e utilizar uma agenda para que você possa planejar a execução de cada uma delas, entendendo quais são as prioridades. Há, também, alternativas online de gestão de tarefas, que podem ajudar bastante na organização de tarefas, com checklists, alertas de prazo, etc.

É, portanto, um jeito inteligente de se organizar, não deixando nada importante para depois. Mas, atenção: para que você tenha eficiência em seguir sua agenda, tenha disciplina para cumprir os compromissos de cada dia, ou seja, não procrastine.

No começo pode ser mais complicado, mas com o tempo você vai pegando o ritmo e percebendo a satisfação de entregar todas as tarefas no prazo.

Um curso de curta duração bastante procurado na PUC Minas é o de Gestão do tempo, metas e produtividade: como vencer a procrastinação e alcançar seus objetivos em tempos de distrações. Para quem está em busca de uma orientação específica sobre o tema, este pode ser um bom conteúdo! Confira mais detalhes no link.

3.      Cuide da sua saúde

Pode parecer óbvio, mas é preciso cuidar da sua saúde para ter mais disposição e, assim, dar conta das suas demandas nos estudos e trabalho. Assim, faça o check-up médico, realizando exames preventivos, tenha uma alimentação leve e balanceada, beba bastante água e estipule uma rotina de atividade física regular.

Você vai se sentir melhor com esse estilo de vida saudável, tendo reflexos positivos, inclusive, na hora de dormir. Com isso, pode ter um sono de qualidade e acordar cheio de energia para ir para a universidade ou escritório.

Mesmo que o impacto positivo demore a aparecer, é importante incluir as boas práticas de alimentação e de sono em nossa rotina, para que o corpo acostume.

É claro que temos algum dia ou semana mais agitada, com mais tarefas e pouco tempo para comer bem, mas isso não pode se tornar a regra. Com o passar dos meses, ficará mais difícil seguir os bons hábitos, e o cansaço vai começar a afetar as atividades.

Com equilíbrio, o humor e a memória ficam melhores e os dias ficam mais leves. Isso nos leva ao próximo ponto da lista.

4.      Separe momentos para relaxar

Além da saúde física, é fundamental cuidar da saúde mental. Por isso, não sacrifique momentos de descanso e lazer para trabalhar. Aproveite suas folgas para ficar com a família, amigos e para relaxar.

Separe um momento para assistir sua série favorita, ouvir as músicas que gosta ou até mesmo para se dedicar a algum hobby. Tudo isso traz bem-estar e ajuda você a voltar para as atividades de trabalho com mais entusiasmo.

É muito comum pensar que, por ser jovem, aguentamos muitas tarefas para um mesmo dia, mais disciplinas ou trabalhos extras. Mas, trocar o divertimento por mais compromissos pode se tornar um ciclo nada saudável, tanto para o corpo como para a mente.

5.      Busque o aprendizado contínuo

Muitas vezes, a perturbação em relação ao trabalho é devido a alguma dificuldade que temos em realizar determinada atividade, então busque aprendizado contínuo, fazendo um curso de idiomas, para dominar alguma tecnologia e até para desenvolver uma competência socioemocional.

Com isso, você melhora sua autoconfiança e pode entregar um trabalho com mais eficiência e qualidade, o que vai resultar no seu contentamento e motivação.

Além disso, ao se especializar, você pode conquistar melhores vagas na empresa ou fechar um trabalho com melhor remuneração em sua área.

Saiba mais sobre o conceito de lifelong learning em outros conteúdos do nosso blog!

6.      Entenda quando é hora de desacelerar

Por último, é preciso entender o momento de colocar o pé no freio e rever sua rotina de estudos e trabalho. Ao perceber que você vive constantemente irritado e cansado, é necessário desacelerar e realizar ajustes, diminuindo a carga de atividades.

Você não será um profissional ruim por conta disso, pelo contrário, ao desacelerar você consegue esfriar a cabeça e se concentrar melhor nas suas tarefas.

Nós sabemos que é muito difícil quebrar uma sequência de hábitos aos quais estamos acostumados, mas fazer esta avaliação e dizer não para algumas tarefas ou demandas é essencial para abrir espaço para o descanso.

É importante refletir sobre os rumos dos estudos e carreira, para que não crie uma sensação de que estamos no automático, apenas cumprindo o que é exigido para aquele dia e aquela semana.

Se for o caso, tire um tempo para fazer um plano de carreira e entenda se é necessário investir em algo específico ou se dá para desacelerar em alguma área de sua vida. Nem tudo precisa ser feito ao mesmo tempo e cada pessoa tem o seu ritmo. Com dedicação e paciência, você vai entender o seu próprio ritmo!

Como você viu, para que você tenha um bom rendimento nos estudos e sucesso na sua carreira, um ponto importante é não perder de vista o seu bem-estar. Então, coloque em prática pequenas atitudes e descubra como trilhar sua trajetória com mais saúde e leveza!

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Referências:
Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico e bem-estar no trabalho

Conteúdo produzido pela Symplicity Brasil e PUC Carreiras