Transformação Digital: saiba como a 4ª Revolução Industrial dita tendências e rumos de carreira

Vivemos cercados por dispositivos digitais e pela conectividade, um contexto que vem moldando a mentalidade e comportamento de pessoas e empresas. Estamos falando da transformação digital ou 4ª Revolução Industrial, que influencia a sociedade e carreiras.

Isso está criando uma realidade all-line, em que as pessoas permanecem conectadas, mesmo quando acreditam estar off-line.

Como se vê, é uma realidade que não diz respeito apenas ao uso cada vez maior de tecnologias, mas a todas as mudanças provocadas nas relações sociais, nos processos empresariais e no desenvolvimento e trajetória de diversas carreiras.

Por tudo isso, para planejar o futuro profissional, é imprescindível considerar e embarcar na transformação digital. Quer entender melhor sobre o assunto? Acompanhe este artigo!

Quais as principais características da transformação digital?

Para entender a transformação digital, basta pensar no seu dia a dia e nas tarefas que você realiza com poucos cliques em seu smartphone e em outros aparelhos que te permitem estar conectado, como carros com sistema integrado de navegação e som.

Ou seja, a conectividade está presente em diferentes processos na vida de indivíduos e também de empresas, levando novas perspectivas e ferramentas para a execução de demandas e diversas tarefas do dia a dia.

Além do mundo conectado, temos que considerar o fato de estarmos cercados de informações, a possibilidade de acessar arquivos e documentos de onde estivermos (computação em nuvem), as diferentes plataformas e ferramentas digitais, a comunicação instantânea e o uso de dados para a tomada de decisão.

Por que esse cenário dita tendências no mundo do trabalho?

Nesse contexto, temos que considerar o aumento, cada vez maior, dos processos digitais, em diferentes atividades, como trabalhar, se comunicar, fazer compras, realizar reuniões, utilizar serviços bancários, assistir aulas, entre outros.

Quanto às empresas, a transformação digital trouxe uma aproximação com o público e um protagonismo maior do consumidor na relação de compra: ele pode pesquisar de forma rápida sobre um produto ou serviço pela internet, pode deixar sua opinião positiva ou negativa nas redes e, assim, ficou mais exigente. Ele também consegue, de forma rápida e dinâmica, interagir com publicidades sobre produtos e, dentro do próprio campo digital, decidir se o mesmo faz ou não sentido em sua vida.

Esta conexão tão próxima está mudando a dinâmica de relação das empresas com os clientes. Logo, os negócios que querem se destacar precisam oferecer um atendimento de excelência, disponibilizando diferentes canais de comunicação ao cliente, mostrando-se disponível para tirar dúvidas e resolver problemas, além de se apresentar de forma criativa, que se adeque ao modelo de consumo dos campos digitais para ofertar seus produtos e serviços.

Portanto, para o profissional, é importante ter tudo isso em mente para fazer um trabalho diferenciado e gerar valor para a empresa.

Novas carreiras

Além dessa nova relação das organizações com consumidores, a transformação digital abre espaço para novas carreiras, relacionadas, por exemplo, às possibilidades do metaverso, segurança digital, inteligência artificial, machine learning, entre outras inovações.

Assim, a presença digital nos negócios só tende a se expandir, por isso os talentos como os da área de TI serão cada vez mais valorizados.

Como os profissionais podem se preparar para esse novo cenário?

A transformação digital já é uma realidade e as empresas e profissionais que não estiverem preparados para atuar nesse cenário vão perder espaço.

Quem está planejando a carreira precisa levar em conta esse novo contexto para se preparar. Como fazer isso? Veja a seguir!

Aprenda a se comunicar bem

O profissional do futuro, ou seja, adaptado à transformação digital, precisa saber se comunicar bem, tanto pessoalmente, como por e-mail, serviços de gestão de tarefas, aplicativos de mensagens ou ainda nas reuniões virtuais.

É importante saber como utilizar ferramentas de textos, plataformas de comunicação e como explorar, de forma saudável, as redes sociais, produzindo e compartilhando conteúdos, entendendo sobre posicionamento dentro destes canais e dominando as formas criativas de se colocar de forma influente nestes espaços, criando também um ciclo interessante de networking com enorme potencial de expansão para além da sua bolha geográfica.