Sumário do conteúdo
Para conseguirmos encontrar o bem-estar nas atividades acadêmicas e profissionais, precisamos desenvolver habilidades subjetivas ou soft skills, relacionadas, portanto, às nossas atitudes, comportamento, relacionamento com as pessoas e à forma como lidamos com as mais variadas situações.
Entre as soft skills, é importante destacar a resiliência, que precisa ser desenvolvida pelos indivíduos que querem cuidar da saúde mental no trabalho, reduzindo o estresse e a ansiedade no dia a dia.
Continue a leitura e descubra o que é resiliência, como ser resiliente no trabalho e a importância dessa habilidade socioemocional para assumir cargos de liderança!
O que é resiliência?
Na física, resiliência é a capacidade que um material tem de voltar ao seu estado anterior mesmo depois de passar por choques ou deformações. O conceito passou a ser aplicado no comportamento humano, ou seja, se refere à capacidade de um indivíduo lidar bem com adversidades sem se abalar.
Por que essa soft skill é tão importante para cuidar da saúde mental no trabalho?
Depois de entender o conceito de resiliência, é preciso compreender por que desenvolver essa habilidade é fundamental para que o trabalho e os estudos não afetem a saúde mental.
Vamos explicar: o ambiente acadêmico e profissional é repleto de desafios, competitividade, pressão, prazos a cumprir e cobrança por resultados.
Então, como ter bem-estar diante de tanta tensão? Desenvolvendo a resiliência! Afinal, é preciso saber como encarar os momentos difíceis no trabalho e na universidade, como crises, frustrações ou mudanças, de modo que isso não prejudique sua carreira.
Da mesma forma que um material resiliente volta ao seu estado original, o indivíduo resiliente passa pelas situações adversas sem se abater. Mas, vale destacar, ninguém está falando de indiferença em relação ao que acontece, e sim de compreender o lado positivo, de aprendizado e até mesmo de oportunidades que um momento ruim pode oferecer.
Na verdade, o profissional resiliente é aquele que sabe que os cenários adversos fazem parte do dia a dia do trabalho e, com isso, aprende a administrar essas situações e a superar esse tipo de problema.
Como ser resiliente na rotina profissional?
Mas como colocar em prática a resiliência na rotina de trabalho? Veja a seguir algumas dicas!
Aprenda a receber feedbacks negativos
Queremos ser reconhecidos e valorizados no trabalho, não é mesmo? Então, quando surge aquele momento de o supervisor apontar alguma falha, dando um feedback negativo, é comum ficar chateado e até se sentir injustiçado, afinal você acreditou ter dado o seu melhor no projeto.
Ao ser resiliente, você entende que os feedbacks negativos, assim como os positivos, fazem parte do seu trabalho e do seu crescimento profissional. Por isso, tenha em mente que eles vão acontecer uma vez ou outra.
O que você deve fazer para que essas ocorrências diminuam é ter uma comunicação aberta com seus supervisores e colegas de modo a entender todos os detalhes da tarefa que lhe foi atribuída. Não tenha vergonha de perguntar e tirar todas as dúvidas para que você ganhe confiança e segurança no momento de realizar sua atividade.
Leia também: Qual é a importância da comunicação para a carreira?
Encare os erros como um aprendizado
Uma característica dos profissionais resilientes é, justamente, encarar as dificuldades e falhas como aprendizado. Então, um erro cometido em uma atividade faz você entender como executar da forma correta e até abre oportunidade para você buscar conhecimento, seja pedindo ajuda aos colegas, revisando algum processo ou realizando algum curso.
Nesse sentido, você se torna mais eficiente e produtivo, ganhando destaque dentro da organização.
É importante saber que nem tudo vai dar certo o tempo todo, mas podemos nos preparar para as próximas situações.
Tenha uma visão otimista
Como dissemos, a pessoa resiliente entende que as crises e obstáculos fazem parte do trabalho e de seu crescimento profissional, então, diante desses cenários, têm uma visão otimista, enxergando que se trata apenas de uma fase ruim. Com isso, conseguem ter tranquilidade e até motivar a equipe a superar as adversidades.
Seja empático
Como você viu, as soft skills estão ligadas ao nosso relacionamento com as outras pessoas. Então, para desenvolver a resiliência e lidar melhor com as adversidades no trabalho, uma dica é ser empático, colocando-se no lugar de um colega ou cliente e entendendo suas queixas e necessidades.
Assim, você sabe como agir de forma objetiva em caso de algum conflito, encontrando a melhor solução para resolver os problemas que podem surgir.
Entenda que as mudanças podem oferecer oportunidades
Falamos de encarar as dificuldades e erros como aprendizado, mas tem mais um aspecto importante da resiliência: o de conseguir enxergar as mudanças como oportunidades para sua carreira.
Seja qual for a sua área profissional, as transformações são constantes, sem contar os desafios das empresas em se manterem competitivas diante das oscilações da economia. Tudo isso impacta a rotina profissional.
Nesse cenário, é essencial estar preparado para as mudanças, ou seja, ser flexível e ter um plano B na manga, entendendo, assim, que uma nova situação pode abrir espaço para você conquistar um novo emprego, buscar um novo segmento de atuação ou até mesmo ser criativo e encontrar soluções diante das transformações.
Leia também: Adaptabilidade: por que ela é considerada uma competência para o profissional do futuro?
Qual a importância da resiliência para assumir cargos de liderança?
É preciso ressaltar que a resiliência é um aspecto necessário para quem deseja alcançar cargos de liderança. Isso porque o líder precisa inspirar e motivar sua equipe mesmo nas dificuldades. Ele também sabe como administrar adversidades, mediar conflitos e dar conta de várias responsabilidades sem se abater, ou seja, com equilíbrio emocional.
Além disso, o líder precisa saber como se recuperar de forma rápida de um cenário desfavorável e ser proativo, tomando decisões e buscando caminhos para não ser surpreendido pela mesma situação futuramente.
Como foi mostrado no artigo, a resiliência está entre as soft skills que você deve desenvolver tanto no trabalho como nos estudos para lidar bem com as diferentes circunstâncias.
Agora você já sabe o que significa ser um profissional resiliente. Então, não deixe de compartilhar as informações deste conteúdo com seus colegas nas redes sociais para que eles também saibam como desenvolver essa habilidade e ter sucesso na carreira!
Conta pra gente no Instagram se você reconhece alguma destas atividades resilientes no seu comportamento. Ainda não segue nosso perfil? Agora é a hora!
Saiba mais:
Pandemia aumentou engajamento e resiliência de funcionários na empresa, diz pesquisa
Resiliência em tempos de crise
Conteúdo produzido pela Symplicity Brasil e PUC Carreiras